sexta-feira, 7 de março de 2008

Divindades!!!


Colocarei aqui partes de meus estudos sobre os deuses de Caen, para aqueles que estão interessados em nossa religião possam conhecer um pouco.

Começarei com os deuses dos humanos e irei dar ínicio com os principais deles - O grande profeta Morrow e sua traçoeira irmã gêmea Thamar...


OS PRINCIPAIS DEUSES DOS HUMANOS - MORROW E THAMAR

Os humanos nos Reinos de Ferro têm dois deuses patronos principais. O profeta Morrow (Neutro e Bom) é o senhor do bem e da luz, e é cultuado pela maior parte dos humanos. Sua irmã gêmea Thamar (Neutra e Má) é a protetora dos egoístas e malignos. Ambos começaram suas vidas como humanos comuns, milênios atrás, mas passaram a crer que qualquer pessoa poderia melhorar sua vida quase infinitamente. Após um caminho longo e árduo, eles ascenderam à divindade e à iluminação, sacrificando seus corpos físicos para que pudessem caminhar pela terra em espírito, fornecendo direção para aqueles que precisassem. A jornada dos gêmeos está registrada no extenso Enkheiridion da Ascensão, o principal texto religioso dos Reinos de Ferro.
Infelizmente, os irmãos lutaram perto do fim de sua jornada, e seus caminhos se separaram. Morrow escolheu o caminho do desprendimento, decidindo guiar e proteger os humanos em sua jornada pela vida, gentilmente empurrando-os no caminho da virtude e do auto-aperfeiçoamento que ele descobrira. Thamar escolheu guiar os homens de uma forma diferente. Ela é a que sussurra nas sombras, sempre encorajando as pessoas para que tomem o caminho rápido e fácil, para potencializar seus ganhos mundanos a curto prazo e prazeres, independente das conseqüências.
Diz-se que cada humano em algum ponto tem que fazer uma escolha entre os dois caminhos - que Morrow e Thamar algum dia visitam todos e os testam em segredo. "A Decisão", como a provação é chamada, toma a forma de um dilema moral, normalmente no início da vida. Poucas pessoas podem localizar com exatidão o momento de sua Decisão, pois os deuses são sutis e inteligentes, nunca se mostrando de forma direta. Os raros indivíduos que podem ver com clareza o teste e os deuses à sua frente são abençoados, e quase sempre se tornam clérigos ou paladinos.
Os clérigos de Morrow e Thamar podem ser de qualquer tendência Boa ou Má, respectivamente. Eles tentam emular as vidas de seus patronos, muitas vezes viajando em suas pegadas e tentando as mesmas provações pelas quais os gêmeos passaram há tanto tempo. Aqueles que têm sucesso se tornam seres santificados que ascendem para tomar seu lugar ao lado de Morrow ou Thamar. Estes ascendidos (Bons) ou proles (Maus) são muito raros; apenas duas dezenas de pessoas já ascenderam para o lado de cada deus. Cada ascendido é uma entidade poderosa por si só, com sua própria filosofia e esfera de influência.
Enquanto a Igreja de Morrow tem uma estrutura muito formal e uma história rica, o culto a Thamar é solitário. Raramente vê-se até mesmo um altar em seu nome, e seus clérigos são secretos. Contudo, quase todos os humanos nos Reinos de Ferro crêem fortemente nos ensinamentos centrais dos dois gêmeos - você cria o seu próprio destino, e a sua fortuna na vida não está decidida desde o nascimento.

Os Domínios de Morrow: Bem, Conhecimento, Cura, Força, Guerra, Proteção, Viagem.
Os Domínios de Thamar: Destruição, Enganação, Guerra, Magia, Mal, Morte, Sorte.

Que a benção de Morrow esteja com vocês!

Victor Milanov Murdock - Paladino de Morrow

Fonte: www.jamboeditora.com.br/reinos de ferro

2 comentários:

Gabriel disse...

A iniciativa sobre religião foi ótima...E é bom a galera ficar sabendo de tudo...prq é algo q vai influenciar na vida de tds os personagens...mesmo q esses naum tenham religião ou naum sigam esses deuses....tds estão impostos a politica religiosa dos reinos de ferro.

ps:Sergio...quando vc postar alguma coisa tirada de um site coloque o link....q nem eu fiz no post passado...é mais por uma questão de
posição...pra naum ter problemas depois!!!

Lidiana disse...

eu li.

e comentei.